Lendas Reais Por Trás dos Mistérios de Scooby-Doo:

Olá #DooNatics,para vocês verem como eu gosto de vocês,mesmo viajando ainda venho postar aqui o SDNC,pois é hoje vim aqui postar sobre a lenda que foi usada como inspiração para o filme ''Aloha Scooby-Doo'' (ou ''Oi Scooby-Doo'' se preferirem).

A lenda de Wiki-Tiki usada o filme é baseada na leda da deusa pagã Pele,Hoje, vive na Ilha Havai, onde impôs sua presença com seus ataques de mau humor. No Kilauea,(vulcão ativo do Hawai) Pele fez sua morada. Os havaianos costumam dizer, que se pode ver Pele nadando na alaranjada lava incandescente. para os incrédulos mostram fios de cabelo de pele encrustados em porções de lavas endurecida. Presentes à Deusa, eram oferecidos nas correntes de lava incandescente. As oferendas eram diversas, carnes,frutas, entre elas o pequeno ohelo. No choque do rio de lava com o mar, o confronto de elementos. Na beira da praia, água morna aquecida pelo calor do Kilauea.
No Havai tem um ditado que diz: Cuidado com as velhas, pois uma delas pode ser Pele!!!
Conta uma lenda que um grande chefe chamado Kaha-Wali gostava de andar de trenó. Com falta de neve por perto, sómente existente em picos quase inacessíveis do Mauna Loa e Mauna Kea, os havaianos divertiam-se deslizando nas íngremes encostas cobertas de grama seca. Usando trenós compridos e estreitos, com lâmina de madeira de lei envernizada, atingiam grande velocidade chegando a chamuscar a grama. Um dia, quando Kaha-Wali se divertia no Kilauea, aproximou-se uma mulher feia e velha que lhe pediu o trenó .
Imprudentemente, Kaha Wali negou-se, sem saber que ela era Pele, a Deusa dos Vulcões. Pele gostava de andar entre os mortais como uma anciã. sem saber, Kaha-Wali ao desprezar o pedido de Pele, a enfureceu.
Os olhos de Pele transformaram-se em brasas e seus cabelos em labaredas. expressando sua raiva bateu o pé no chão abrindo uma fenda por onde jorrou lava. Kawa-Wali meteu-se no trenó e desceu a encosta como um louco, perseguido por torrentes de lava derretida comandadas por Pele. Quando o trenó perdeu o impulso, se pôs de pé e correu em direção ao oceano. No caminho cruzou com sua mãe e gritou:
"Que a senhora receba o perdão, porque a morte deve estar a caminho. Pele vem devorando tudo !!!
Depois encontrou sua esposa que lhe propôs para ficar com ela, para que morressem juntos. Kala-Wali agradeceu, mas continuou correndo. Passou por seu porquinho de estimação, chamado Aloi-puaa, parou para saudá-lo com um afago esfregando seu nariz em seu focinho, mas não demorou. A um passo na frente da lava, chegou até a praia, pulou em sua canoa e salvou-se, enquanto Pele furiosa atirava-lhe pedras.
Quando os visitantes incrédulos escutam estas lendas, os havaianos em resposta mostram a colina exata onde havia ocorrido o incidente. Uma cratera negra e sombria de cerca de 30 metros de altura, com uma rachadura na borda da face em direção ao mar, onde se nota a corrente de lava.
Além da mãe, esposa e porquinho de Kawa-Wali transformados em pedra pela lava, em uma baia pode-se ver enormes pedras. Esta é maneira folclórica que revela a forma simples do povo havaiano de interpretar e retraçar fatos, mitos e lendas e a formação das ilhas.
Notem que as lendas contadas sobre a deusa Pele são bem semelhantes,ás lendas de Wiki-Tiki no filme sendo que os produtores do filme inventaram esse deus havaiano exclusivamente para o filme,mas se eles criaram concerteza se basearam em alguma lenda local real dos havaianos,e tenho certeza que se basearam na lenda da deusa Pele,a maior prova é a conhecidência dos poderes,lembram que quando o Wiki-Tiki se irritava o vulcão se ativava?,pois é deusa Pele tem esse poder também.
É isso aí #DooNatics espero que gostem do meu post até mais e:
                                                                 COMENTEM!!! :D
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Muito Legal Ester adorei, você poderia falar do Lago Ness no próximo post ;) só uma sujestão

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial