[EXCLUSIVO] SDNC entrevista 'Rodrigo Saho',diretor de "Scooby Doo! em Sexta-feira 13"...

Rodrigo Saho.
     O SDNC conseguiu uma entrevista exclusiva com Rodrigo Saho, diretor da produção independente Scooby Doo! em Sexta-feira 13.Ele falou sobre o enredo,o lançamento,o processo de dublagem e muito mais! Você pode conferir a entrevista logo a baixo:


  Olá,Rodrigo,tudo bem?  Meu nome é Bryan,eu sou da equipe Scooby-Doo Network Center e gostaria de fazer algumas perguntas a você sobre esse seu novo projeto.Primeiramente,eu gostaria de agradecer a essa oportunidade,admiro muito seu trabalho,tanto nas fan art,como nos filmes e saiba que isso é algo muito especial para os Doonatics! Realmente ansioso para essa produção! 
  Olá Bryan! Fico muito feliz com o convite, afinal como bom fã de Scooby-Doo!, sempre que posso dou uma olhada no blog. Vou tentar resumir e responder ao máximo tudo o que deseja saber. Vamos lá!
 Pode nos falar sobre o processo de idealização e criação do seu projeto, quais suas inspirações?  
 Bom, minha inspiração em tudo o que faço, desde a animação aos meus filmes em live action, foi e continua sendo Scooby-Doo! e "Buffy - A Caça Vampiros", minha segunda paixão.   Como cresci assistindo Scooby-Doo! desde meus 2 - 3 anos de idade (no "Show da Xuxa", onde era exibido na época), acabei criando também uma grande paixão por filmes de terror. E foi daí que veio a inspiração para o longa. Queria ver Scooby e a turma envolvidos em um mistério que os colocasse em perigo real, como um legítimo filme de terror slasher.
Você pode nos dar, pelo menos um sneak peek do enredo? 
Olha, esse é um assunto que vou acabar respondendo mais pra frente, mas posso tentar dar algumas pistas do que iremos ver em "Scooby-Doo! em Sexta-feira 13". Assim como em "Camp Scare", eles vão para um Acampamento de Férias, porém não um acampamento qualquer. Localizado em uma área remota de Baía Cristal, o "Acampamento Lago Cristal" é famoso por ser assombrado pela lenda do serial killer Jason.   Daphne e Velma escolhem não envolver Fred em suas investigações, para que o clima de "férias" não seja afetado, então acabam iniciando uma investigação secreta com a ajuda eventual de Salsicha e Scooby.
   Dentre os coadjuvantes, temos Lara, uma monitora excêntrica que parece não querer de forma alguma que os jovens saiam dos limites do acampamento. Temos Leona, dona de uma lojinha de souveniers muito peculiar, com uma personalidade bipolar e que vende produtos visando lucro com a imagem de Jason. Por fim, temos um grupo formado por dois irmãos, duas primas e um cachorro, que estão no acampamento para gravar um filme caseiro de terror. Suas personalidades próximas a da Mistério S.A. causam divertidas desavenças e desconfianças entre ambos.   E temos o vilão Jason, que não se sabe se é de fato a lenda real do serial killer ou alguém se passando por Jason com algum motivo obscuro por trás. Acho que fui bem além de um sneak peek, não!? Mas apesar de falar bastante, não chega nem perto de tudo o que o enredo trás!
Qual sua parte favorita nessa produção? Por quê? 
   Minha parte favorita!? Não sei bem a que a pergunta foi direcionada então vou responder de duas formas. No sentido geral, minha parte favorita foi estar dirigindo meus grandes ídolos. Cresci ouvindo o quarteto Jura, Nair, Drummond e Monja em "Scooby". Assim como cresci com Sylvia e Marcus em "Buffy" e Marisa, Monica e Marcus em clássicos Disney. AMO o trabalho de cada um envolvido no filme, e estar com eles todos esses dias foi fantástico, um sonho.   E minha parte favorita na produção em termos criativos foi poder realizar TUDO o que eu sempre quis ver em Scooby como fã e nunca foi realizado pelos filmes oficiais (como Daphne e Velma tendo o devido destaque e a volta da Daphne "inteligente" de "Scooby-Doo! na Ilha dos Zumbis").
 E qual foi a parte mais difícil? Por quê?
A parte mais difícil foi meu senso crítico, que me fez gravar e regravar várias vezes o áudio do filme. E pior ainda, mudar por diversas vezes o estilo da animação (que já foi de "Scooby-Doo! Cadê Você?" até "Scooby-Doo! Mistério S.A."). Cheguei a fazer a MESMA cena em vários estilos diferentes por não conseguir definir o que mais gostava.
A franquia de filmes 'Sexta-feira 13' influenciou esse filme de que forma? 
Esse é um filme de Scooby misturado com um filme de "Sexta-feira 13". Quem é fã da franquia vai reconhecer várias cenas e referências, não só de Sexta-feira 13 mas também de outros slashers como "Pânico", "Halloween" e "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado".


Ficamos sabendo que essa ideia surgiu em 2010, o que houve nesse meio tempo? Temos já uma data de lançamento definida? 
Então... O filme de 2010 não tem nada a ver com o projeto atual do desenho. Na verdade não foi nem em 2010, foi em 2009. Era um projeto pessoal de fazer um filme de terror de Scooby-Doo!, com tudo o que um terror deve ter: sangue, mortes (não de nenhum membro do quinteto) e até nudez. Em uma das artes conceituais, tínhamos Daphne semi-nua vestindo a camisa de Fred e a parte de baixo de um biquíni, lutando contra Jason com um taco de beisebol. Era tudo COMPLETAMENTE diferente. Obviamente não tínhamos as vozes oficiais, e era apenas uma animação para diversão dos fãs mais "antigos" da série.  Em 2010, gravei "Os 40 anos de Scooby-Doo!" e pedi para que o quarteto gravasse as vozes do roteiro (que era de um episódio de 20 minutos, não de um filme). O áudio ficou muito inferior ao gravado posteriormente com Sylvia, Marisa e Peterson, e o projeto acabou "engavetado". Nesse meio tempo, a Warner acabou produzindo TUDO o que eu gostaria de ter feito: "Abracadabra Doo" trouxe de volta o estilo clássico que eu queria e "Camp Scare" colocou o terror e o "clima de acampamento" que eu desejava, então meu filme parecia inútil. A coisa só veio mudar em 2013, quando os filmes começaram a cair de qualidade novamente (não curti "Scooby-Doo! Música de vampiro" nem os filmes seguintes - com exceção de Wrestlemania Mystery desse ano, que adorei) e principalmente no fim de 2013, o maior motivo da retomada: a troca de dubladores. Ao contrário do que muita gente pensa, nenhum deles abandonou Scooby-Doo!, eles foram SIMsubstituídos, não queriam deixar a série. E pior do que isso (afinal, isso aconteceria mais cedo ou mais tarde), foram completamente descaracterizados, com dubladores que não lembram em nada a voz em inglês, e MUITO menos a personalidade e carisma dos personagens em português. É um quase um crime contra a cultura do país, onde Scooby-Doo! sempre foi referência de dublagem. Foi aí que "Scooby-Doo! em Sexta-feira 13" voltou a ativa.
   Então, acho que posso dizer que o projeto é na verdade de 2014, afinal a história, a motivação, o estilo e o elenco, em NADA lembram a ideia inicial de 2009. Não temos uma data de lançamento 100% definida, mas a ideia e o trabalho estão sendo feitos pensando em 2014, o quanto antes.




Você já trabalhou com os ‘dubladores originais’ de Scooby Doo no filme ‘Os 40 anos de Scooby Doo’. Como você descreveria essa experiência? 
Acho que já respondi em perguntas anteriores, mas... um SONHO! Eles são fantásticos, amáveis, tudo o que um fã pode esperar deles. Se tornou uma amizade que vou levar pra toda vida. O mais impressionante é como eles tem a personalidade dos seus personagens, não poderiam ter sido melhor escalados. Jura e Nair são melhores amigas, estão sempre juntas, saindo, conversando... Sendo Jura mais perua e Nair mais reservada, são as próprias Daphne e Velma! Fofas demais! Drummond é um bobão adorável (com todo o respeito do mundo para a palavra "bobão"), faz piadas o tempo inteiro e tem um bom humor sem fim, como Scooby-Doo. E o Monja é aquele "caipira" gente boa e de coração enorme que vemos no Salsicha. É um amor muito grande que tenho por todos.   Falando em dubladores, vou estender a pergunta a toda a equipe do longa. Não teve UM dublador presente na produção que tenha me decepcionado, seja como profissional, seja como pessoa. Marisa Leal é um amor, compartilho com ela o amor por animais e ela é uma pessoa incrível e muito divertida. Monica Rossi não poderia ser mais querida! Parece aquela pessoa que você conhece da vida toda, mesmo falado pela primeira vez. Marcus Jardym é de uma humildade tão grande que parecia um "iniciante" de tanto que me tratava com respeito e carinho. Atencioso, queria saber se eu tinha gostado do resultado a cada fala, deu o melhor de si (o que não é muito difícil). Aliás, todos eles gravavam de primeira e o resultado já era incrível! Sylvia é um amor, e aquela voz de Buffy me cativou a vida inteira, pessoalmente não seria diferente. Ricardo Schnetzer é um figuraça fantástico, com um humor contagiante, gente finíssima! São todos dignos dos fãs que tem, e que continuem amando-os porque não é só de gente amável que vive a dublagem. Eles são pessoas únicas!      Cito também a Branca Temer, minha "revelação" que garanto que vai ganhar muitos fãs de sua voz a partir daqui. Branca nunca dublou nada na vida, "Scooby-Doo! em Sexta-feira 13" será seu primeiro trabalho (de muitos, tenho certeza). Branca é atriz no canal de humor "Pingo na Pia" no YouTube, e ao entrar no estúdio parecia uma veterana! Vale uma conferida no trabalho também como atriz, ela dá show!
Elenco completo do filme.

Se você fosse comparar com outra série ou filme de "Scooby-Doo!", você diria que “Scooby Doo! Em Sexta-feira 13” tem mais características de qual deles?


 Olha, como fã de Scooby-Doo! desde o início, conheci o desenho por "Scooby-Doo! Cadê você?", mas amo TODAS (ou quase todas) as suas versões (não curto "Salsicha e Scooby-Doo - Atrás de Pistas" e nem muito a fase "Scooby-Loo"). Fora isso, tem um pouco de tudo! Meu foco é a série clássica, mas com MUITOS elementos de "O que há de novo, Scooby-Doo?" e "Scooby-Doo! Mistério S.A.". Confesso que minha fase preferida é a "Scooby-Doo! na Ilha dos Zumbis", então os fãs dessa fase também podem esperar algumas referências e até uma surpresa!
  Como essa produção será disponibilizada a nós?

Como a produção é um "fan film" (muito comuns lá no exterior, como por exemplo o excelente fan film de "O Senhor dos Anéis" que chegou a ser reconhecido como oficial), não podemos fazer nada que venha a gerar lucros e infringir direitos autorais. É apenas um filme de fã para fã. Sendo assim, a estreia deverá acontecer no próprio canal no YouTube, com algum link posterior para download do longa.
O que ‘Scooby-Doo’ representa a você?
Ah, representa minha infância, minha adolescência, minha fase adulta e vai continuar representando! Fez parte da minha criação, dos meus sonhos profissionais e das minhas escolhas de carreira. Não é a toa que é o maior desenho da história, e a coisa mais irritante de se ouvir é "Ah! É sempre a mesma coisa!". Scooby-Doo tem todo um subtexto e uma saga, uma linha cronológica, é um desenho fantástico que permaneceu e permanecerá por gerações!
E, por fim, tem algo que você gostaria de deixar a todos os seguidores do blog SDNC?
Olha, fiquei honrado com a entrevista. Como fã de Scooby, sempre que podia dava uma olhada no blog. Ver uma matéria sobre o meu trabalho aqui seguida de um convite para entrevista, foi o máximo! Adorei a oportunidade de poder falar sobre o destino da dublagem do desenho como disse lá em cima e curtam a página da Saho Studios para novidades sobre o projeto e sobre os dubladores! Vídeos promocionais e as primeiras imagens sairão em breve! Obrigado pelo carinho com meu trabalho!



Bem,é isso doonatics! Espero que tenham gostado dessa entrevista e imagino que vocês estejam tão ansiosos quanto eu!





Postado por: Bryan W.

Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

14 comentários:

  1. AMEI! Percebi que ele tem a mesma opinião que eu sobre os desenhos"Salsicha e Scooby: Atrás das pistas" e sobre o Scooby-loo. Yeah! Ansiosa pelo filme.

    ResponderExcluir
  2. to muito ansioso por esse filme e eu cocordo com ele o slsicha e scooby atras das pista nao e legal pq tira o foco do do scooby doo a unica serie que nao gostei foi essa

    ResponderExcluir
  3. News : Novo filme do Scooby-Doo é lançado no Brasil no dia 22/05/2014 chamado : Scooby - Doo e o Mistério Em Campo que provavelmente é um dos 13 Spook Tales ! o link :http://www.apoderosa.com.br/dvd-scooby-doo-e-o-misterio-em-campo-pre-venda-22052014,product,59798,313.aspx#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o 13 Spook Tales já anunciado aqui no Blog

      Excluir
    2. Mas já foi anunciado que está em pré-venda no Brasil ? O link ta ali .

      Excluir
  4. Pena que Fred não ira participar :(

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã de Scooby Doo desde sempre. Hoje tenho 20 anos e não me canso de assistir, de acompanhar sempre que posso. Confesso que a troca dos dubladores foi algo que me desanimou justamente por não sentir mais os personagens ali... A maiorias são ótimos dubladores, sim, mas não possuem a personalidade e nem vozes necessárias para a Mistério S/A. Sobre o filme, eu não poderia estar mais ansioso. Eu sempre esperei por algo mais sombrio nas aventuras da Mistério S/A e já estava na hora de um filme chamar minha atenção como "Na ilha dos zumbis" chamou. Só me desanimei com o lance do Fred... Ele não estará no filme?? Poxa... E outra coisa que não gostei é o termo "Doonatics", que achei ridículo... Scooby Doo existe desde 1969 e quem é fã dele sempre foi fã de Scooby-Doo. Apenas, ora. Acho que tentar se igualar a modinha ou se sentir na obrigação de criar um grupo é pura bobagem... Enfim, tirando isso, adorei a matéria e espero que o filme seja lançado logo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred estará no filme sim,só que,a príncipio,elas vão fingir que nada está acontecendo pra n prejudicar as férias deles e o dublador não compareceu ao estúdio,mas gravou as vozes em outro!

      Excluir
    2. Oba! Fiquei aliviado e MUITO mais ansioso. rs Obrigado!! :)

      Excluir
  6. Mais vais ser um filme violento. Pois isso descaracterizaria completamente o desenho do Scooby-Doo. Atenção, produtores, cuidado... Ainda que não tenha fins lucrativos, o filme de vocês pode prejudicar a imagem pacífica do desenho e afastar possíveis telespectadores.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista! Sou muito fã do seu trabalho, adoro sua página no facebook e torço muito pelo seu sucesso, pois sei que você merece! Parabéns Rodrigo!

    ResponderExcluir
  8. É verdade que lançaram um filme pra finalizar a série?

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial