Negligência da Warner Bros com suas animações


Como todos sabem, a Warner detém os direitos sobre Scooby-Doo. Mas não só sobre ele: Looney Tunes, Duck Dodgers, Flintstones e uma grande quantidade de outros desenhos da Hanna-Barbera e do Chuck Jones (não só dessas duas produtoras, obviamente).
Mas um fato que deixa qualquer fã louco da vida é que a Warner Bros (ao menos a do Brasil) não se importa com as animações. Sim, e vocês me perguntam como posso dizer isso.



Simples: busquemos todos os filmes de Scooby-Doo, por exemplo. Para começar, há filmes que só sabemos que existem graças à internet. Scooby-Doo possui, ao todo, 31 filmes (desconsiderando Night of Living Doo, Scooby-Doo Project e Behind the Scenes). Se formos dar uma olhada na situação atual, eu diria que... Scooby-Doo está perdendo seu brilho por aqui.

Desses 31 filmes, nem todos chegaram a ter uma versão de DVD. Alguns sequer foram lançados em VHS. E fica a pergunta: como um fã devoto ou um colecionador podem aproveitar ao máximo seu personagem preferido sem adquirir seus produtos?

Como se não bastasse a decadência por parte da Panini Comics (que chegou a publicar várias HQs do Scooby-Doo, mas sempre parando, reorganizando e assim por diante), os filmes do Scooby-Doo também sofrem com um grande mal. Digamos que o SBT pode ter salvado a situação em algum momento. Ou vocês se esqueceram do Scooby-Doo e o Monstro do México, que passou algumas vezes no canal? É um ótimo filme, é verdade, mas outra verdade é que são poucas as crianças que se interessam.

Estamos em 2015. A tecnologia de blu-ray foi lançada em meados de 2006. Obviamente, nem todos tinham acesso (nem todos ainda têm). No entanto, a Warner norte-americana lançou muitos dos filmes do Scooby em blu-ray (inclusive alguns mais antigos, como o próprio Monstro do México). Esses lançamentos vêm ocorrendo desde 2007 e, não acompanham filmes como "Scooby-Doo goes Hollywood" porque seria inútil tentar reproduzir um filme em uma tecnologia tão antiga em um blu-ray.

No entanto, se procurarmos o mesmo filme, em DVD, o encontraremos. Nos Estados Unidos, claro. Quem lembra a verdadeira odisseia que foi tentar encontrar o filme dublado? Lembro-me que os links disponíveis eram com o áudio em polonês (e consequentemente, legendados).
Outros filmes, como os Invasores Alienígenas, Lenda do Vampiro e Monstro do México, só tiveram sorte graças aos contratos que o SBT realiza com a Warner há décadas.

Passando um pouco adiante, há outro fato bem chato. Na verdade esse fato se ramifica em dois problemas. Vou ser rápido e claro ao defini-los:

1º-As séries animadas do Scooby-Doo(e de outros desenhos da WB) raramente ganham DVDs aqui;
2º-Quando ganham, a WB simplesmente passa a ignorar que necessita continuar a produção dos DVDs seguintes;

É bem fácil de ver isso: começando do primeiro, de 11 séries animadas, temos DVDs de apenas SEIS. E olha que várias dessas não estão completas.
Começando pelas mais antigas, mesmo, Os Novos Filmes de Scooby-Doo é um bom exemplo.
Devido a problemas de direitos autorais, a WB não pôde publicar todos os episódios, o que é uma pena.
Mas mesmo assim, com os episódios permitidos, podemos encontrar isto em outros países:


Não é nem preciso citar que O Show do Scooby-Doo teve apenas sua 1º temporada em DVD, não é? Mas neste caso, a culpa é da WB dos EUA, não a daqui. Se formos falar de Scooby-Doo e Scooby-Loo, nem se fala. Ao menos ambos têm (internacionalmente) um box com dois DVDs duplos.

É, pessoal... acho que mesmo em DVD, sete episódios não são muita coisa para desenhos que tiveram tamanha repercussão, chegando a dúzias de episódios divididos em temporadas de média duração.

E, talvez uma das maiore mancadas vergonhas da WB, Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo também não foi lançado em DVD... aqui.
Como podem ver, mesmo na Hungria, o DVD existe.

E aqui temos que nos virar com TV-RIP (gravações direto da TV), em que percebemos claramente cortes, erros de gravação (super normais nas transmissões da época) e baixa qualidade. No entanto, o Cartoon Network da Romênia exibiu a série, desde 2013 (até 2014, ao que parece).


Para que isso não fique muito longo (e já está muito), vamos passar ao problema 2. Ele parece começar exatamente em O Pequeno Scooby-Doo.
Por muito tempo, o método de lançamento em DVD da Warner tem se perpetuado. Acho que todos conhecem: pegue um desenho, separe uma quantidade possível num DVD e ponha com os rótulos de "Temporada" e "Volume" (alguns só têm o "Volume", e lhes vou explicar o porque). É verdade que desde essa série, a WB só lançou DVDs com apenas quatro ou cinco episódios.
Isso (aparentemente) conseguiu fazer com que a 1ª temporada fosse completada em DVD. Mais tarde, no entanto, foi lançado um DVD com a 2ª, a 3ª e a 4ª temporadas. Tudo em um só box.

Então eu me pergunto: porque perder tempo e dinheiro produzindo algo que pode ser lançado de uma vez só? Não, não responda. Há algo ainda pior que isso. E acontece em O Que Há de Novo, Scooby-Doo?

Após lançar  uma dezena de DVDs com 4 ou 5 episódios, a Warner decide lançar os DVDs com as temporadas completas, em apenas DOIS discos contidos em cada box, resolvendo, assim, qualquer problema que poderia haver em questão de episódios dispersos, perda (ou mesmo a não chegada) de DVDs em alguns países e etc.


E o fiasco foi ainda maior em Salsicha e Scooby Atrás das Pistas. De um total de 26 episódios, o desenho possuiu apenas DOIS dvds com quatro capítulos cada (e isso explica o porque de não ter "Temporada" nas capas desses DVDs: a Warner nunca colocaria o desenho completo).


Por fim, a coisa mais chata no lançamento de desenhos da Warner Bros. Como todos sabemos, um DVD não é o bastante para muitos episódios, que duram cerca de 22 minutos. Por isso, a tecnologia de DVD dual layer (dupla camada) vem ajudando as produtoras, permitindo que filmes mais longos fossem colocados em DVDs, ou mesmo remasterizados.
Pois é: Scooby-Doo Mistério S/A ganhou vários discos. Mas só foi a partir do fim da 1ª temporada que a WB resolveu colocar grande parte de seus episódios em um box com dois DVDs duplos.
E de quebra, ainda relançou todos os episódios, em box com quatro DVDs duplos, possibilitando as temporadas completas, como podem ver abaixo:
Bom, enquanto o volume "Danger in the Deep" teve dois discos duplos totalizando treze episódios, a nossa versão aqui no Brasil conteve apenas SEIS episódios, sendo dividido em "2ª Temporada, Volume 1". Quando lançaram o Volume 2? Será que lançaram o Volume 2? Boas perguntas.
Mas isso não é de hoje, muito menos ocorre apenas com o Scooby. Recentemente a WB lançou DVDs do Duck Dodgers (desenho, que pessoalmente, amo, claro) e mais uma vez, observem que a capa traz escrito que há 13 volumes em dois discos.

Mas quando vem para o Brasil...

Sim, é deprimente. As capas do 2º volume (nos EUA), que apresentariam um visual mais próprio dos outros 13 episódios, vão acabar representando os 6 episódios restantes da 1ª temporada.
Meu apelo é que a Warner Bros, principalmente a representante do Brasil, tenha mais consideração com os fãs de animação. Temos muita dificuldade de encontrar material dublado e por meio de fontes legais. E é isto que nos leva a buscar outras fontes. Fontes que, infelizmente, às vezes, falham ao tentar conseguir uma temporada completa (afinal, para gravar um desenho da TV, os ripadores demoram muito tempo pra editar, converter, etc.), fora eventuais problemas (tal episódio não passou na TV, tal episódio teve cortes, tal episódio teve um problema no final do arquivo).

Rogell
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

3 comentários:

  1. Isso é horrível mesmo. E o pior é que não se trata apenas de um caso isolado. A negligência, infelizmente, vem por parte de quase todas as produtoras do mercado brasileiro. Eles investem em poucos produtos, com baixa qualidade e, muitas vezes, mas caro que nos outros paises. Isso desvaloriza o mercado brasileiro, e não sei o que essas empresas tem em mente. É realmente uma pena que eu nao possa ter uma coleção completa e digna de Scooby-Doo e várias outras séries (infantis ou não) que foram "maltratadas" e esquecidas em seus lançamentos nacionais. Espero que a Warner Brasil, no mínimo, termine de lançar a segunda temporada de Mistério S/A. Eu teria prazer de dar meu dinheiro para qualquer produto vindo dessa série, pois ela foi ótima e merece muito sucesso e dinheiro. É uma pena que, ao invés disso, eu seja obrigado a baixar ilegalmente para ter acesso aos episódios :/

    ResponderExcluir
  2. Olá, administradores do blog.

    Gostaria de pedir-lhes ajuda para a divulgação do meu blog, Cartoon Network Theatre. Seu que o site de vocês possui bastante peso, então, gostaria de saber se o que publico possui qualidade para agradar o público em geral, para que possa desistir ou seguir em frente.

    O foco do blog é a programação do Cartoon Network, nova e antiga. Vamos relembrar muitas animações boas da passado.

    O link direto é: http://cntheatre.blogspot.com.br/

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir


  3. I love the themes in this movie! I talked about it in my blog: Watch Scooby Doo Moon Monster Madness 2015 Free Online
    I especially like the idea of partner manipulation that is brought up in the

    movie...very interesting stuff.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial