[ARTIGO] Scooby Apocalipse: Expectativas e Realidades

Acima as linhas trabalhadas da arte de capa.


No dia de ontem, fomos surpreendidos por uma notícia de caráter esplêndido. Para aqueles que são fãs de Scooby-Doo há mais de uma década, não é novidade que o desenho possui seguimentos por outras mídias, entre elas HQs. Entretanto, seria exagero declarar que as aventuras ali retratadas são tão emocionantes quanto ás dos episódios e filmes, muito pelo contrário, elas começam e terminam em um ritmo acelerado,o leitor pode ficar confuso e com aquela sensação incômoda que exige mais explicações, mais desenvolvimento no enredo.
A DC Comics veio atender as preces dos fãs mais maduros,com as promessas de ''Scooby Apocalipse'', se não viu a notícia completa de seu lançamento com detalhes extras clique aqui.
Pensando na ansiedade que muitos devem ter agora,decidi fazer este pequeno artigo de opinião comentando alguns pontos que considero essenciais. Vou separar alguns comentários que escutei de amigos do fan clube ao redor do mundo e respondê-las, me baseando no fato de que alguns de vocês devem ter a mesma linha de pensamento.

''Eu não sei. Depois de Ilha dos Zumbis,Fantasma da Bruxa,Caçada Virtual e Acampamento do Susto a maturidade não marcou mais presença em Scooby-Doo. Eles conseguirão pegar a fórmula novamente?''

 Eu espero sinceramente que sim. Primeiramente,é bom ressaltar que esse projeto está nas mãos de nada menos que a DC Comics. Se você esteve em coma nos últimos anos e não conhece o legado desta editora,aqui vai uma breve explicação: eles são responsáveis pelos super-heróis mais conhecidos, amados e respeitados do mercado. Como uma viciada em títulos da DC, entre eles Batman, Aquaman, Wonder Woman, Earth 2, Flash, Justice League e Masters of Universe, eu vou me arriscar e pôr a mão no fogo afirmando que esse novo rumo para a turma será um sucesso.

''Ah, mas isso é incerto, afinal, a DC vêm publicando HQs de Scooby-Doo há anos e não soube inovar ou dar á turma o mesmo brilho que dão aos heróis''

Verdade, mas daí é preciso também analisar o público alvo dos respectivos personagens. Ainda que a Mistério S/A seja quase tão ''velha'' como muitos heróis, seus fãs crescidos não costumam marcar presença, isso é uma triste verdade. Mas o objetivo de Scooby Apocalipse pode ser justamente mudar esse quadro. E mais: um dos principais envolvidos é Jim Lee! Quem não conhece HQs pode estar meio indiferente, mas esse homem é um mito! (surtos de fangirl). Jim é considerado um dos maiores desenhistas do mundo, foi ganhador de vários prêmios em sua área, é famoso por seu estilo peculiar semi-realista, especialista nos traços de Batman e Superman, já tendo trabalhado também na Marvel com os X-Men, além de ser roteirista. Sentiram o peso do currículo desse cara?! Não é um mero desenhista de animes, meus caros! (piada interna da equipe, eu não tenho nada contra animes,viu?). Cliquem aqui e acompanhem uma demonstração rápida do esplendor.

''De um jeito ou de outro, a ideia não me cola. Parece apenas um conjunto de referências ao filme Eu Sou A Lenda, fica previsível, gostaria de algo realmente novo''

É uma verdade inegável que a sinopse apresentada têm semelhanças óbvias com o filme aclamado estreado por Will Smith, mas o que não tem referências hoje em dia?! Existe aquele ditado: Nada se cria, tudo se recicla. O fator decisivo que separa uma produção memorável de uma clichê é seu desenvolvimento, apenas. E ainda que seja uma espécie de ''paródia'' do filme, porque não ficaria bom necessariamente? Ver a turma em uma situação tão decisiva em mãos diferentes daquelas dos produtores infantilizados da Warner Bros é um passo gigante para nosso fandom. Só nos resta torcer para que funcione.


Esse foi o ''Expectativas e Realidades'' de hoje, espero fazer esse tipo de artigo sempre que um lançamento interessante de Scooby-Doo seja anunciado. Insisto na mensagem: Na DC podemos confiar. Por fim, comento que a prévia fornecida está cheia de referências á história, estão presentes ali adaptações á turma que parecem extremamente interessantes. Estou muito empolgada, é como um sonho que se realiza. E quanto á vocês? Deixem suas impressões nos comentários. Abraços!


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

5 comentários:

  1. Vamos ver o que penso dessa novidade:

    Todos nós (inclusive eu), estamos esperando uma grande inovação, já que estamos falando da DC, que foi capaz de reimaginar seu universo diversas vezes, vide Os Novos 52. Eu estou esperançosa com essa introdução de forte ficção científica que nos faz lembrar de vários filmes da categoria, tipo MIB ou Alien. Só essa capa e a história me chamaram a atenção e já estou doida para ler a hq.
    Além disso, se a DC inovou com SD assim como fez com seus heróis, quem sabe não vemos num futuro próximo um Team Up dessa nova fase com a introdução do pessoal dos Novos 52?

    Se estamos falando do Jim Lee eu já aguardo desenhos muito bons, comparados aos heróis da DC. Eu não sei vocês, mas sempre quis a Turma sendo desenhada por gente top de lá <3
    Seguindo com os desenhos, muita gente reclamou do design do Salsicha e coisa e tal, mas não vi problema, achei até legal, poxa. O que surpreendeu a todos, também, foram as tatuagens, tanto nele como em Fred. Talvez isso seja (ou não) um sinal que essa história vai ter um tom mais sério, mas só saberemos disso quando lançarem a hq.
    Gostei do visual de todos, mas ainda me pergunto se nessa história a Velma será criança, ou o Jim desenhou ela numa estatura baixa mesmo.
    Estão todos com dúvida sobre o "olho biônico" do Scooby. Bem eu não sei o que é aquilo ao certo, só sei que tá bem maneiro pra combinar com esse estilo "futuro pós-apocalíptico" kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um ponto de vista bem parecido,a DC é a mestra dos reboots e muitas vezes dá certo. Não entendo como o pessoal não deposita confiança em roteiristas e artistas tão competentes,parece que não conhecem a magnitude de suas carreiras. Também sempre quis a turma desenhada por um desses artistas,só não imaginava que meu sonho seria realizado por Jim Lee,que é o meu segundo favorito perdendo apenas para o Ivan Reis, é bom demais para ser verdade.
      Espero que esse tom mais maduro seja semelhante ao do filme ''Ilha dos Zumbis'',algo equilibrado,que dava á turma uma imagem adulta sem exagerar. Scooby-Doo está precisando e é o caminho certo a seguir se quiserem agradar todos os públicos, pois a série Be Cool (apesar de ser realmente boa) pode não agradar totalmente os fãs de longa data.
      Não tenho muita certeza se curti o Salsicha, mas quero conferir a personalidade dele primeiro, sempre me atenho mais nisso do que no design. Com certeza vão dar um significado relevante ás tatuagens,a DC é extremamente detalhista, não fazem nada por acaso.
      Estou curiosa quanto á questão da Velma. Acho que se ela for criança vai ficar mais interessante, pois iria atribuir uma genialidade ainda maior á personagem por sobreviver num cenário daqueles com tão pouca idade, porém, alguns fãs mais mente fechada poderiam não reagir bem.
      Adorei aquele acessório do Scooby, é bem estiloso e útil.

      Excluir
    2. Concordo. É realmente uma proposta ousada que a DC está trazendo não só para SD, mas para outros clássicos. Vamos aguardar o que vem por aí e torcer que essa novidade dê certo!

      Excluir
    3. Sou grande adepto de mudanças e renovações. Confesso que fiquei bem empolgado com essa nova hq. Scooby-Doo tem um material tão vasto e tão rico,temos os filmes animados com a pegada clássica, a nova animação que mistura mistério e comédia e agora essa hq com tom mais sério. Nunca é demais mais uma nova versão da turma, ainda mais com um time desse responsável pela revista. Confesso que gostei muito do visual da turma, principalmente o Salsicha hispter. Vamos esperar pra ver se o enredo vai ser bom.

      Excluir
    4. Alysson, para mim depende da mudança, mas quando ela se consiste em deixar Scooby-Doo nas mãos da DC sou totalmente a favor. Acho que todos que conhecem esse meio estão com ansiedade á mil, espero que essa HQ tenha muitas edições e seja mensal, tudo depende do lucro que a primeira trouxer (eu acho) e com a curiosidade que está despertando acho possível que consiga números consideráveis de venda. Como eu disse acima, acho que eles finalmente estão preocupados em agradar TODOS os públicos de SD, uma mistura incrível de crianças, adolescentes e pessoas maduras, o que é incrível, por isso temos simultaneamente divergentes como Be Cool e Apocalipse.
      Adorei o visual, em especial da Daphne, Fred e Scooby. Se o enredo acompanhar potencial minha vida de fã estará realizada.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial