[Post Especial] Scooby-Doo! (O Filme)

Olá, Doonatics!

Alguns dias atrás fiz uma pequena enquete sobre os filmes em live-action. Nela eu basicamente perguntava a opinião de vocês sobre as adaptações do SD para o cinema. E como prometido naquele post, vou fazer posts especiais falando sobre cada um dos filmes live-action.

E começando hoje com Scooby-Doo! O Filme (2002).


Informações Gerais - "Scooby-Doo!" foi o primeiro filme em formato live-action de Scooby-Doo, produzido pela Warner Bros e lançado no dia 14 de junho de 2002 nos Estados Unidos. Teve direção de Raja Gosnell e estrelou os atores Sarah Michelle Gellar (Daphne Blake), Matthew Lillard (Salsicha Rogers), Freddie Prinze Jr. (Fred Jones) e Linda Cardellini (Velma Dinkley). O filme foi um tremendo sucesso, lucrando mais de 275 milhões de dólares por todo o mundo, o que proporcionou a gravação de mais um live-action com os mesmos produtores e elenco do primeiro: "Scooby-Doo! 2 - Monstros à Solta".

História - (Atenção!) Contém spoilers do Enredo!

Em um armazém, a Mistério S.A ilustra um plano para pegar o fantasma Lunar que raptou Daphne, voando ao redor com ela amarrada e amordaçada, mas termina com Salsicha e Scooby-Doo, fazendo o fantasma ser capturado. Depois de resolver o mistério, os argumentos constantes entre os membros da Mistério S.A. sobre Fred tomando os créditos das ideias de Velma, faz a turma seguir caminhos separados, para o desespero de Salsicha e Scooby. Dois anos mais tarde, Salsicha e Scooby são abordados para resolver um mistério no popular parque de diversões gótico Spooky Island (A Ilha do Espanto), reunindo-se com Fred, Daphne e Velma, embora nenhum destes últimos ficam felizes ao ver uns aos outros, com exceção de Salsicha e Scooby, que ainda querem a Mistério S.A reunida novamente. Durante a viagem, Salsicha conhece uma garota carismática chamada Mary Jane. E na ilha, a turma se encontra com o sr. Emile Mondavarious, o proprietário do parque, que explica sua teoria de que os visitantes estão sendo amaldiçoados.

A turma visita o castelo fantasma abandonado da ilha, onde Daphne encontra um artefato em forma de pirâmide chamado Daemon Ritus e Velma e Fred encontram um quarto estranho com vídeos projetados para tratar os não-humanos. Quando a turma retorna para o hotel, Velma conhece um homem de quem ela começa a gostar, logo depois eles são atacados pelos demônios da ilha, que sequestram numerosos turistas, incluindo Fred, Velma e Mondavarious. No dia seguinte, Daphne é capturada por Zarkos, enquanto Salsicha e Scooby descobrem que Fred, Velma e os turistas estão agora possuídos pelos demônios. Os dois fogem com Mary Jane até Scooby perceber que ela está possuída também. No meio de uma discussão entre Scooby e Salsicha, Scooby cai em um buraco e é seguido por Salsicha, que mergulha para salvá-lo. Salsicha se depara com um caldeirão com os protoplasmas de todos os que foram capturados, incluindo o resto da turma; ele liberta somente as almas de seus amigos para os seus corpos. Velma descobre que os demônios são destruídos na luz solar como os vampiros, enquanto as almas de Daphne e Fred acabam nos corpos errados.

Salsicha rouba o Daemon Ritus e reúne-se com a turma depois que suas almas se corrigem. Chegando ao Mestre Voodoo, a turma descobre que se o líder dos demônios absorver uma alma pura através do Daemon Ritus, em seguida os demônios devem governar o mundo nos próximos 10 mil anos. A alma pura pertence a Scooby, enquanto o líder dos demônios é Mondavarious. Salsicha convence o grupo a colocar suas diferenças de lado e finalmente trabalhar juntos para salvar Scooby. Eles formam um plano, mas ele falha e alma de Scooby é extraída. Scooby é salvo por Salsicha, ferindo Mondavarious na tentativa. Fred e Velma descobrem que ele é na verdade um robô, controlado por ninguém menos que o sobrinho de Scooby, Scooby-Loo, que a turma abandonou anos atrás devido ao seu egoísmo. Agora vingativo, Scooby-Loo transforma-se em um demônio gigante chamado Scooby-Rex para destruir a turma e governar o mundo usando almas dos turistas que ele absorveu.

Daphne luta com Zarkos acima das cavernas da ilha, derrubando-o através do telhado, que expõe os demônios à luz solar, matando-os. Salsicha confronta Scooby-Loo e rasga o Daemon Ritus de seu peito, libertando as almas e revertendo Scooby-Loo ao seu "eu" original. Salsicha encontra o verdadeiro Mondavarious preso em um buraco e liberta-o. Daphne e Fred beijam-se, Salsicha e Mary Jane se abraçam junto com Scooby, enquanto Velma abraça o homem que ela conheceu no início do filme, em seguida, lhe dá um soco enquanto ri. Quando a Mistério S.A aborda a imprensa, Velma pensa que Fred vai levar o crédito por suas ideias novamente, no entanto Fred deixa Velma tomar o crédito que ela merece. A Mistério S.A é então reunida enquanto Scooby-Loo e Zarkos são levados embora. No final, Salsicha e Scooby são vistos comendo comida no Hotel da Spooky Island. Ambos comem pimenta e gritam enquanto sai fumaça do hotel.

Produção - O produtor Charles Roven começou a desenvolver um filme live-action de Scooby-Doo em 1994. No final da década, a popularidade combinada de Scooby-Doo, Where Are You! e o avanço da animação digital levaram Warner Bros. a acelerar a produção do filme. Jim Carrey e Mike Myers, mostraram interesse em interpretar Salsicha.

O filme foi filmado em locações e em torno de Queensland, Austrália. A produção foi iniciada em 12 de Fevereiro de 2001 no parque temático da Warner Bros., e terminou em Junho do mesmo ano. O filme foi originalmente desenvolvido com uma história mais obscura, essencialmente fazendo piadas da série original, e iria ser classificado "PG-13" (Parte do material pode ser impróprio para menores de 13 anos). Salsicha originalmente seria um usuário de crack, Velma e Daphne teriam um relacionamento lésbico, e a marijuana (maconha) seria referenciada ao longo do filme.

Tim Curry, um fã de longa data de Scooby-Doo, recebeu a proposta de interpretar Emile Mondavarious, mas recusou quando soube que Scooby-Loo, um personagem que ele não gosta, iria aparecer no filme. Curry anteriormente interpretou Ben Ravencroft em Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa (1999). O papel acabou indo para Rowan Atkinson. Antes do início das filmagens, Atkinson foi convencido a fazer As Férias de Mr. Bean estrelado por Mr. Bean, com a promessa de uma aventura australiana. Vários rumores sobre estes aspectos da série original foram repassados por fãs e deveriam ser incorporados no filme live-action.

De acordo com a atriz Sarah Michelle Gellar, depois que o elenco assinou com a Warner Bros., houve uma mudança e o filme tornou-se mais voltado para a família. Algumas das piadas adultas originais ainda estão no filme. Eles também estão incluídas nas versões para DVD. Gellar também disse que sua personagem e a de Linda Cardellini compartilharam um beijo que não entrou na versão final. "Não foi apenas, tipo, por diversão", disse ela, explicando que o beijo em questão aconteceu na cena da mudança de corpos. "Inicialmente na cena de troca de almas, Velma e Daphne não conseguiram obter as suas almas de volta na floresta. E assim, a maneira que eles encontraram foi de se beijarem e as almas voltaram para os corpos corretos."

Trilha Sonora - A trilha sonora do filme foi composta por David Newman, e lançada em 4 de junho de 2002 pela Atlantic Records. A trilha possui 14 músicas do filme, e para conferi-la clique aqui.

Curiosidades 

- Os atores Jim Carrey, Mike Myers, Rhys Ifans e Dustin Diamond estiveram cotados para interpretar Salsicha.
- Os atores George Clooney e Brendan Fraser estiveram cotados para interpretar Fred.
- As atrizes Elizabeth Hurley, Jennifer Love Hewitt e Heather Graham estiveram cotadas para interpretar Daphne.
- As atrizes Winona Ryder e Christina Ricci estiveram cotadas para interpretar Velma.
Mike Myers e Jay Kogan chegaram a escrever um roteiro para o filme, que acabou sendo descartado pelos produtores.
- Este é o 2º de 3 filmes em que Freddie Prinze Jr., Matthew Lillard e Sarah Michelle Gellar atuaram juntos. Os demais foram Ela é Demais e Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta.
- Uma dublê de corpo de Sarah Michelle Gellar foi usada em uma cena onde Daphne corre nua em um túnel.
- Na vida real Freddie Prinze e Sarah Michele, que interpretaram respectivamente Fred e Daphne, são casados. Ambos se conheceram nos sets de I Know What You Did Last Summer.

Making Off - Para conferir o making off do filme Clique Aqui.

Cenas Deletadas

O filme teve algumas cenas que foram removidas, sete no total. Antes de ler meus comentários de cada uma delas, assista todas (em inglês) Clicando Aqui.

A primeira foi a abertura alternativa do filme, que era totalmente animada, e buscava re-lembrar o público da turma em forma cartoon. Mas eles acharam que isso não foi necessário e que apenas deixaria a chegada até a ilha do espanto mais demorada (segundo eles a história apenas começa na ilha). Mas ela não é totalmente inútil, pois tem uma bela animação e bela música. Podemos ver coisas como a rixa de Velma e Fred, Daphne sendo raptada pelo fantasma da lua e Velma bolando o plano de resgate.

A segunda foi a cena dos flashbacks, onde Fred, Daphne e Velma se lembravam do que haviam feito no meio tempo em que se separaram. Assim como a abertura, foi cortada por atrasar a chegada da turma na ilha do espanto. 

A terceira foi uma cena que fazia parte da nossa introdução a ilha do espanto e da investigação solo da turma. Nela podemos ver Daphne vendo o "moço do Voodoo" pela primeira vez, conseguindo a galinha que usaria no ritual, o que provavelmente a fez segui-lo. Também podemos ver Velma conhecendo o cara que veria de novo no bar e Fred vendo pegadas estranhas que o levariam ao castelo. Mais alguns pontos importantes estavam ali: vemos dois jovens subindo de modo estranho em um brinquedo, similar a monstros (dois jovens possuídos) e vemos a silhueta de uma das criaturas.

Eu sinceramente não sei porque essa cena foi removida, pois tinha muita coisa importante para a história. Vai ver ficou um pouco assustadora demais? Depois comentem suas opiniões! 

A quarta cena foi a cena de música da Velma. Eu percebi vários pontos importantes nela, pois a "Velminha" praticamente dava um tapa na cara de todos nós e do Fred e da Daphne dizendo que "Ei! Eu não sou apenas esperta! Posso ser muito atraente também!", o que na minha opinião seria uma reação da Velma pra toda a zoação do filme com sua "certindisse aguda". Vale a pena conferir! Ela foi removida por ser meio indecente para crianças assistirem.

A quinta cena mostrava Daphne encontrando Velma (ainda possuída por uma criatura) num banheiro. Foi removida pelas garotas lá dentro estarem apenas usando roupas de banho e dançando, o que ofendeu algumas pessoas da audiência. (Não julguem os diretores, pois grande parte do público são crianças. Elas são prioridade.)

A sexta cena mostrava o momento em que Salsicha entrava na caverna subterrânea e via Daphne tendo sua alma colocada no tonel gigante e seu corpo sendo possuído por uma das criaturas. Era uma cena mesmo assustadora e bizarra, provavelmente foi esse o motivo de remoção de novo: Não é algo bom para crianças assistirem.

A sétima e última cena removida era meio boba, apenas mostrando Scooby preso após ser sequestrado. Era na verdade bem engraçada, onde ele fingia um ataque do coração para fugir. Foi removida por ter "parado a história" e não estar situada num bom momento do filme.

Depois de falar sobre cada uma delas, comentem qual foi sua preferida e qual não devia ter sido removida. Como eu já disse, achei que a terceira deveria ter ficado. Não era muito assustadora e possuía alguns pontos importantes pra história. O que acham?

Nossa Review - Esse filme é especial. Não tenho palavras. É um convite a todos os fãs de Scooby-Doo, de todas as eras. Quando era criança conheci Scooby pelos filmes Live-action e me apaixonei, eram um pedido para eu explorar todo esse maravilhoso mundo de mistérios. E é esse o charme do filme! Crianças que nunca assistiram Scooby se interessam pelo desenho depois de assistir a esse filme, e adultos que já assistiram re-lembram sua infância. Não é maravilhoso? Na minha opinião, Scooby-Doo não seria o mesmo sem esses Live-actions, por isso eu agradeço a Warner por ter nos oferecido esse presente! Além de ser engraçado e misterioso, é uma mistura perfeita de tudo que todos gostam!

E com isso terminamos! Mas antes de ir, não deixe de fazer o download de um pack de memes super especial da Daphne separado pela nosso equipe pelo filme. Para baixar, clique aqui.

Apenas uma das belezuras que você vai achar no pack (rsrsrs)
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. Nossa que legal, nem sabia desses vídeos :)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial