Review | Scooby-Doo! e a Maldição do 13° Fantasma

Hoje foi lançado o filme que tem como tarefa trazer um desfecho para a série de 1985, Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo e, como de costume, aqui está um review do novo longa animado. E aí, será que tivemos uma conclusão satisfatória?

Aviso: Não possui spoilers.

Como já era perceptível desde os trailers, esse filme tem uma boa dose de comicidade. O destaque vai para Fred e Velma que, por não terem participado da série original, ficam bastante confusos com todas as novidades envolvendo fantasmas reais, maldições, além de uma nova Máquina Mistério, com Daphne assumindo a liderança, ficando à frente do caso. Essa situação acaba rendendo cenas divertidas e agrega à experiência com a trama no geral. 

Não é exagero dizer que Daphne está incrível, eu me pergunto o por que de não termos visto mais disto antes. Eu espero que a mantenham assim nos próximos filmes. 

A história consegue amarrar diversas pontas soltas deixadas na série original, porém acaba abrindo brechas para outros questionamentos. Falaremos disto mais adiante. Apesar de não ser fã do Scooby-Loo, acabei sentindo a falta dele neste filme, afinal, querendo ou não, ele era um personagem importante em 13 Ghosts e a menção à ele em um determinado momento chega a ser frustrante, soa como uma piada. Imagino que quem estava criando expectativas pra aparição do personagem vai ficar um pouco decepcionado com isso. 

Eu não posso deixar de comentar a sequência de abertura, que é maravilhosa, um monologo de Vicent Van Ghoul, foi tão nostálgico! Aliás, a nostalgia está por toda parte, temos muitas referências e easter eggs escondidos neste filme, inclusive um deles é muito peculiar, tem a ver com a cena de um certo filme aí, que eles vão pra Ilha Moonscar!

A trama é muito bem desenvolvida até certo ponto e, apesar deste ser um dos filmes animados de maior duração, o ritmo é intenso, em nenhum momento se torna cansativo. Fiquei bastante satisfeito com a participação de Vicent e Flim-Flam, foi tão bacana vê-los de novo. ^^

O mistério se mantém interessante ao longo da história, mas, infelizmente, o clímax desaponta. Eu não posso comentar muito já que essa é uma análise sem spoilers, tudo que posso dizer é que o desfecho do mistério (e do filme) não é algo que eu esperava para a conclusão de uma série como a dos 13 Fantasmas. É satisfatório para o final de um filme padrão de Scooby-Doo? Sim! Mas deixa muito a desejar quando pensamos que não é só o desfecho de um filme, e sim de uma série que foi ao ar há mais de 30 anos, cujas expectativas eram altas uma vez que muitos fãs sonharam com isso durante tanto tempo! Ao final do filme, quando começam a subir os créditos, a sensação é de que esclarecemos muitas das nossas dúvidas da série passada, mas em compensação ganhamos um novo questionamento.

Conclusão
Scooby-Doo! e a Maldição do 13° Fantasma é um filme divertido, com muita nostalgia, um prato cheio pros fãs do desenho, mas que, apesar da história divertida e cativante, pode desapontar quando se trata de dar um bom desfecho pra série original. Ainda sim, isso não descarta a experiência do filme como um todo, se tornando uma ótima oportunidade de entretenimento pra quem apenas quer conferir mais uma aventura de Scooby-Doo e sua turma e rever alguns personagens marcantes.

Nota: 7,5/10,0

Por enquanto o filme está disponível (dublado) para aluguel ou compra apenas em plataformas digitais como Microsoft e iTunes.











Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

6 comentários:

  1. gostei bastante!
    posso ter boiado, mas onde eles fazem referência a Ilha Moonscar? não peguei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe aquela cena logo no começo, um pouco antes de Daphne mudar o visual, quando ela tá explicando pro Fred e pra Velma o que rolou enquanto estavam fora? Então, em um momento dessa cena podemos ver um porta retratos no fundo do quarto, e lá tem a foto da primeira cena de "Ilha dos Zumbis", quando eles capturam aquele fantasma verde. Hahaha.

      Excluir
    2. caraca, fui conferir, confirma!
      que olho hahaa

      Excluir
  2. tem que ter assistido os 13 fantasmas todos pra entender o filme ??? tem ligação direta com o final da serie???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso assistir a série toda dos "13 Fantasmas" pra entender o filme. Mas recomendo ver pelo menos o primeiro episódio pra se familiarizar com a história da série. Com isso, acredito que você consiga acompanhar a trama do filme sem problemas.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial